O Seminário Internacional Mulheres do Audiovisual voltou à sua forma presencial e aconteceu de forma gratuita entre os dias 15 e 16 de novembro no IMS – Instituto Moreira Salles na Av. Paulista, em São Paulo.
Realizado pelo +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro em parceria com o Instituto Cultural da Dinamarca e o Festival Ponte Nórdica, o evento contou com o patrocínio da Spcine e do Fundo Nórdico de Cultura e com apoio do Instituto Rouanet, do Instituto Dona de Si, das embaixadas da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia no Brasil.
Em 2022 o Seminário trouxe entre suas convidadas internacionais a advogada sueca Anna Serner, CEO do Instituto Sueco de Cinema entre 2011-2021 e considerada referência no setor audiovisual no que se refere às políticas públicas pela igualdade de gênero e de diversidade por suas iniciativas à frente da instituição; a dinamarquesa Felicia Jackson, diretora de um dos principais festivais audiovisuais na indústria nórdica THIS – AARHUS e do festival de séries AARHUS SERIES ambos na Filmby Aarhus, onde ela também é chefe de comunicação trouxe uma análise do papel das mulheres e sua representação nas telas ao longo dos últimos anos.
Entre as convidadas brasileiras estiveram presentes Érica de Freitas, fundadora do projeto Visionárias, uma formação em audiovisual para realizadoras pretas e periféricas do Rio de Janeiro; Suzana Pires, fundadora do Instituto Dona de Si, focado no empoderamento feminino, a atriz e apresentadora Maria Gal; as pesquisadoras Ylla Gomes e Alessandra Meleiro que coordenaram o Mapeamento das Entidades Representativas do Setor Audiovisual, a jornalista Ana Paula Sousa e as produtoras Paula Cosenza e Juliana Funaro.
Foram dois dias de intensos debates com a exposição de experiências internacionais e nacionais na construção da Igualdade de Gênero no setor e que terminou com o um convite às produtoras para a segunda fase da implementação da carta-compromisso pela Igualdade entre gêneros no Audiovisual assinado durante a 46ª Mostra de Cinema de São Paulo e realizada em parceria com a ONU Mulheres.
Para conferir na íntegra toda a programação do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual é só acessar nossa canal no YouTube pelo link: https://www.youtube.com/@maismulheresav