Acompanhe

  Nos últimos anos, o debate sobre a desigualdade de oportunidades para as mulheres nos setor audiovisual avançou muito. Pesquisas confirmaram a baixa presença delas em postos de liderança, seminários trouxeram novos olhares sobre o tema, grupos se organizaram em diversos cantos do país, festivais valorizaram a produção feminina, a imprensa e as redes sociais amplificaram a pauta, e mais mulheres passaram a reivindicar vez e voz em todos os campos de atuação, do set de filmagem à política setorial.

O I Fóum Nacional Lideranças Femininas no Audiovisual reuniu expoentes desse movimento em diversos estados para compartilhar informações, somar esforços e propor ações para a construção de um futuro de mais e melhores oportunidades para as mulheres do audiovisual brasileiro.

 

 

Confira a programação:

Dia 21/10 – CineSESC

Das 18h30 às 19h30 : Lançamento do Livro “Mulheres de Cinema”, organizado por Karla Holanda e lançado pela Numa Editora.

Das 20h às 21h30: Exibição de episódio da Série “As protagonistas” de Tata Amaral seguida de debate com a diretora.

DIA 22/10 – CENTRO DE PESQUISA E FORMAÇÃO DO SESC SÃO PAULO

Das 10h às 13h – Os desafios do Audiovisual hoje

Painel com o objetivo compartilhar um panorama dos avanços do setor nos últimos 20 anos, e seus principais desafios hoje. Lideranças femininas do setor que têm empreendido esforços em inúmeras frentes para manter o desenvolvimento do mercado compartilharão suas ações em curso – o diálogo com o novo governo e o Congresso Nacional, e as mudanças na Ancine para ampliar sua capacidade operacional frente às recomendações do Tribunal de Contas da União.

Com Debora Ivanov, Laís Bodanzky, Simoni de Mendonça, Diane Maia, Carla Francine e mediação de Kelly Castilho.

Das 14h30 às 15h30 – Viés Inconsciente

Viés inconsciente,  termo cunhado pela neurociência para definir o conjunto de direcionadores automáticos ou inconscientes que exercem forte influência sobre as decisões e julgamentos que fazemos no dia a dia. Todos possuem vieses inconscientes e criam imagens pré-concebidas de pessoas ou situações. Mesmo as pessoas que conscientemente defendem princípios de justiça e não discriminação podem ter vieses que afetam seu julgamento e as levam à repetição de estereótipos.

Com Adriana Carvalho (ONU Mulheres)  e Andrea de Paiva (FGV)

 

 

Das 15h30 às18h30 – Uma agenda para 2020

O debate sobre a desigualdade de oportunidades para as mulheres nos setor audiovisual avançou muito, porém a presença delas em cargos de liderança pouco se alterou. O objetivo desse encontro de lideranças de 20 entidades dedicadas ao setor é compartilhar um panorama das ações realizadas nos últimos anos e construir uma agenda positiva de ações para 2020, frente a um cenário de instabilidade do setor.

ENTIDADES PARTICIPANTES: SPCINE, SIAESP, SICAV, BRAVI, APRO, CONNE, FAMES, ABRANIMA, ABRAGAMES, APACI, ABRACI, API, FRENTE NACIONAL DE PRODUTORES, APAN, ANDAI, SINDICINE, FORCINE, FÓRUM DOS FESTIVAIS, MULHERES DO AUDIOVISUAL BRASIL E COLETIVO ELVIRAS.

 

Enviar Comentário