Acompanhe

+Mulheres, Forcine, Socine e Spcine apresentam o Curso Online: “As Protagonistas do Audiovisual” (Para Docentes da Área Audiovisual), com Flavia Guerra, Janaína Oliveira e Lorenna Montenegro.

A proposta do curso é promover a reflexão sobre a história das mulheres no cinema desde seu nascimento até o momento contemporâneo, tendo em perspectiva o trabalho das pioneiras, a luta por afirmação e das daquelas minorizadas pela justa conquista pelo espaço tanto na sociedade quanto à frente e atrás das câmeras. Para isso, as aulas contarão com exibição de trechos de filmes, vídeos, além de debate entre as professoras e os participantes.

As aulas ocorreram em duas manhãs de sábado, nos dias 22 e 29 de maio, das 10h às 13h. 

Confira abaixo a ementa:

Tendo a década de 70 como marco das indagações sobre linguagem cinematográfica a partir do recorte da crítica feminista, a atuação além da representação e representatividade das mulheres no cinema é o eixo desse curso conciso; dividido em três abordagens, que busca explorar a história por muito invisibilizada das cineastas do Brasil e do mundo – daquelas que desde o final do século 19 não só dirigem como escrevem, produzem e atuam em filmes. A ideia é apresentar essas personagens, ressaltar a importância da estética e da filmografia de outras mais (re) conhecidas, além de jogar luz sobre a produção cinematográfica das cineastas negras, indígenas e o cinema queer

Aulas:


Aula 1:  Perspectiva histórica:  As protagonistas e pioneiras –  Lorenna Montenegro/Flavia Guerra

Aula 2:  Perspectiva histórica e contemporânea  – Flavia Guerra/Lorenna Montenegro

Aula 3:  Cinema Negro com Mulheres: um deslocamento opositivo – Janaína Oliveira 

 

 

Professoras: 

 

 Flavia Guerra 

É documentarista, curadora e jornalista. Foi repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo por 15 anos. É colunista de cinema da Rádio Band News FM e do podcast Plano Geral (@planogeral_podcast). Desde 2019, cobre e comenta festivais internacionais para o Canal Brasil, incluindo os festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlinale 2020. É curadora do Feed Dog – Festival Internacional de Documentários de Moda. Integra os coletivos Mais Mulheres e Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.

 

Janaína Oliveira

Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C. nos EUA. Em 2019 realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul’s legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR – International Film Festival Rotterdam. Foi consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (2019-2020). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras/PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro e é a programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) para 2021.

 

Lorenna Montenegro

Crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 18 anos de atuação na área. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema que possui integrantes de todos os cantos do país. Integra também a Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e dá aulas no curso de formação Filmworks da AIC (Academia Internacional de Cinema), na modalidade de roteiro. Ministra oficinas, workshops e minicursos sobre crítica, história e estética do cinema/vídeo, além de participar como júri e palestrante na Mostra Nacional Sesc de cinema, Festival Internacional de Mulheres, Festival Varilux de Cinema Francês, Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Festival Cabíria, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Gramado e Festival Pan-Amazônico Amazônia Doc. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema, que teve sua primeira edição realizada em setembro de 2020 promovendo mostras competitivas e encontros entre realizadorxs cis e trans da amazônia e do mundo.

Não perca as novas edições, siga-nos nas redes em @maismulheresav e fique sabendo das nossas ações.

Enviar Comentário